COMPRESSA QUENTE OU FRIA?

Segundo o Dr. Francisco Collet, a compressa fria é ideal após quedas, pancadas ou lesões nas articulações, sendo recomendadas nas primeiras 48 horas após o ocorrido.


Já a compressa quente é ideal para situações infecciosas, como aquelas em que há formação de pus (furúnculo, terçol etc.), e para amenizar edemas e hematomas que se formaram após um trauma não tratado em 48 horas.

ENTENDA UM POUCO SOBRE DISLEXIA

Dislexia não é uma doença, senão um distúrbio genético e neurobiológico que independe da preguiça falta de atenção ou má alfabetização. O que ocorre é uma desordem no caminho das informações, o que inibe o processo de entendimento das letras e, por sua vez, pode comprometer a escrita. É claro que os sintomas da dislexia variam de acordo com os diferentes graus do transtorno, mas a pessoa tem dificuldade para decodificar as letras do alfabeto e tudo o que é relacionado à leitura. O disléxico não consegue associar o símbolo gráfico e as letras ao som que eles representam.


O disléxico não é deficiente. Ele pode ser uma pessoa saudável e inteligente, porém com dificuldade acima do comum em aprender a ler. 

TENDINITE - SINTOMAS E TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO


O tendão é uma estrutura fibrosa que une o músculo ao osso. Qualquer inflamação, inchaço ou lesão sofrida por ele desenvolve a tendinite. Pessoas que realizam movimentos repetitivos para desempenhar suas funções no trabalho, por exemplo, também estão submetidas a riscos, em virtude do desgaste que acaba sendo gerado nos tendões.

OS SINTOMAS MAIS COMUNS SÃO
Presença de dor no local, que pode irradiar para toda musculatura ao redor, que acaba entrando em espasmo de proteção e fadiga com sensação de peso. Dor que piora com o movimento e pode acarretar diminuição da força e, em casos de longa duração, causar atrofia da musculatura. Em muitos casos notamos inchaço local e presença de calor e/ou vermelhidão.

TRATAMENTO
O tratamento fisioterapêutico para tendinite pode ser feito através de recursos, como ultrassom ou bolsas de gelo, massagens e exercícios de alongamento e fortalecimento muscular para aliviar a dor e a inflamação do tendão afetado e para manter o movimento e a força do membro, restaurando a habilidade natural dessas estruturas e prevenindo o surgimento de futuras lesões.
É importante que o paciente adote alguns cuidados para garantir resultados mais eficazes e duradouros. Como o uso das compressas de gelo, pois ajuda a aliviar a dor e a inflamação, exercícios de alongamento, movimentação da articulação e de força devem fazer parte do dia-a-dia desse indivíduo, também é importante evitar sobrecarregar apenas um lado do corpo.

UM PONTO DO NOSSO CORPO QUE QUANDO É ESTIMULADO PROMOVE UM BEM ESTAR GERAL


A medicina tradicional chinesa descobriu um ponto do nosso corpo que quando é estimulado promove um bem estar geral.
Esse ponto chamado de FENG FU é um o ponto de pressão que oferecem incríveis benefícios à saúde e esse ponto se encontra localizado exatamente onde se unem a cabeça e o pescoço

TÉCNICA DA APLICAÇÃO DE UM CUBO DE GELO NO PONTO FENG FU
  •  Escolha uma posição confortável de barriga para baixo.
  •  Aplique um cubo de gelo, uma ou duas vezes por dia, durante 20 minutos.
  •  Se lhe for mais conveniente, pode usar um pano ou um saquinho de plástico para envolver o cubo de gelo.
  •  Ao fim de 30 segundos começará a sentir um leve calor neste ponto.
  •  Nos primeiros dias há a possibilidade de uma leve sensação de euforia devido à libertação de endorfinas.

BENEFÍCIOS
  •  É ideal para melhorar a qualidade do sono.
  •  Ajuda a melhorar o estado de ânimo e a vitalidade em geral.
  •  É bom para regular o trabalho no espaço digestivo.
  •  Ajuda nos casos de doenças neurológicas com mudanças degenerativas da coluna.
  •  Aliviar a síndrome pré-menstrual.
  • Ajuda com transtornos psicoemocionais, estresse, fatiga crônica, depressão ou insônia.
  • Entre outras. 

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCRANIANA

A Estimulação Elétrica Transcraniana consiste na aplicação de corrente elétrica contínua de baixa intensidade sobre a cabeça capaz de gerar mudanças na excitabilidade cerebral. A técnica pode aumentar ou reduzir a atividade cerebral dependendo do local e posicionamento dos eletrodos na cabeça, que por sua vez dependerá da doença do paciente.