FISIOTERAPIA AQUÁTICA

Fisioterapia Aquática, também referida como hidroterapia, é um tipo de fisioterapia que envolve a utilização de piscina terapêutica. A água pode oferecer maior resistência para certos exercícios e reduzir a força de gravidade, diminuindo o peso do corpo. Terapia na água também reduz o impacto do exercício que pode levar ao desconforto.

Piscinas e tanques podem beneficiar pacientes que têm dificuldade de locomoção. Os pacientes que têm dificuldade para andar ou têm lesões nas pernas que limitam a quantidade de carga que pode ser colocado sobre elas se beneficiam com a fisioterapia aquática.


Esta forma de terapia também pode ser usada para ajudar a fortalecer os músculos. Exercícios de terapia na água são benéficos para pessoas que sofrem de uma variedade de doenças que afetam o coração e a circulação, como a obesidade, paciente cardíaco ou acidente vascular cerebral e diabetes. 

 

UM POUCO SOBRE A FISIOTERAPIA ESPORTIVA

A Fisioterapia Esportiva apresenta seu objetivo principal com foco na recuperação e prevenção dos possíveis acidentes ligados à prática esportiva. O trabalho é voltado para o desenvolvimento do atleta em curto espaço de tempo após sofrer uma lesão durante a atividade física. 

Depende tanto do profissional quanto do atleta o empenho para que seus resultados sejam apresentados em um curto espaço de tempo, a fim de garantir os benefícios da volta do atleta em sua melhor forma física à prática da sua atividade esportiva.


A atuação abrange também a colaboração do profissional fisioterapeuta quanto ao treinamento e postura dos atletas em campo, a fim de orientar tanto a técnicos como o time inteiro quanto aos pontos de desequilíbrio muscular que pode afetar os indivíduos e as melhores maneiras de adequar suas posturas ao desempenho favorável do esporte que praticam, aliando-se dessa maneira o aspecto preventivo da prática da fisioterapia esportiva.